Algarve lidera na aquacultura
Programa apoia 66 projetos a nível nacional. 32 são na região.
O programa Mar 2020 está a apoiar 32 projetos de empresas aquícolas no Algarve, num total de 66 a nível nacional que estão em execução e que envolvem um investimento de 74 milhões de euros.
De acordo com os dados do programa, perto de metade destes projetos situam-se na região do Algarve (32), seguida pelo Centro (14), Lisboa (oito), Norte (sete), Alentejo (três), Açores (um) e Madeira (um). No total, está prevista a criação de 322 postos de trabalho, sendo que mais de uma centena serão no Algarve. Já no que se refere à produção, incluem-se espécies como o robalo, dourada, linguado, pregado, enguias, algas, ostras, ameijoa e mexilhão.
Segundo o CM apurou, um dos projetos apoiados está implementado na ria de Alvor, em Portimão, e é já um dos maiores produtores nacionais de robalo e dourada de aquacultura semi-intensiva em tanques de terra. Outro dos projetos apoiados pelo programa Mar 2020 dedica-se, essencialmente, à produção de mexilhão ao largo da costa do concelho de Lagos.
Neste momento, Portugal é o quarto País da União Europeia com maior ambição no aumento do volume de produção aquícola, em termos de meta a atingir em 2023, com 175 mil toneladas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt