Amadora investe em videovigilância
Vão ser instaladas 103 câmaras.
A Câmara da Amadora prevê começar "ainda este ano" a instalar as 103 câmaras de videovigilância autorizadas para o concelho, para prevenir a criminalidade urbana, revelou à agência Lusa a presidente da autarquia.
As câmaras "vão ser instaladas em diversos locais do concelho que foram identificados pela PSP e abrangem artérias onde existe uma maior incidência de criminalidade, ou de pequena criminalidade, nomeadamente furtos e roubos", explicou Carla Tavares (PS).
O município apresentou o primeiro projeto de videovigilância em 2008, em colaboração com o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, para 113 câmaras, mas o pedido foi recusado após parecer negativo da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).
O projeto foi reduzido para 61 câmaras, em resposta às observações da CNPD, mas seria devolvido pelo Ministério da Administração Interna para ser adaptado à nova legislação em 2012.
O terceiro projeto foi autorizado, em 2013, para 103 câmaras em locais com maior índice de "crimes de furto e de roubo", principalmente nas "zonas urbanas, junto aos parques e meios de transporte", informou a autarquia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt