Antiga sede do FC Porto ‘vira’ hotel de charme
Edifício abandonado nos Aliados vai ser requalificado com um investimento de 2,8 milhões de euros.
Entre 1933 e meados da década de 80, o edifício foi a sede do FC Porto. Abandonado há vários anos, depois de ter acolhido a secção de bilhar do clube, até 2011, o prédio, localizado na avenida dos Aliados, vai agora reabrir como um hotel de charme - que resulta de um investimento de 2,8 milhões de euros.
Os trabalhos de reabilitação iniciaram esta segunda-feira e contaram com a presença de Jorge Nuno Pinto da Costa.
"Este é um local de muitas memórias. Na década de 60, era eu diretor no FC Porto e tinha reuniões aqui. Por isso, este prédio diz-me muito e é um sítio muito especial para mim. Desde os meus 20 anos que comecei a vir para este edifício", referiu o presidente do FC Porto, proprietário do edifício - que vai ser concessionado nos próximos 20 anos.
As obras devem ficar concluídas em 2020. "Isto não é uma venda. O edifício continua a ser do clube. Esta é uma obra que orgulha muito a cidade, os portuenses e o FC Porto. Este prédio vai ficar imortalizado e vai ser concluído ainda dentro do meu mandato", referiu o líder dos Dragões.
Esta unidade hoteleira, que terá a temática do FC Porto, vai dispor de 54 quartos, um restaurante e um bar. A fachada, construída nos anos 30, será totalmente preservada, bem como a caixilharia de madeira original das escadas e as lajes dos vários pisos.
"Esta é a valorização de um recanto tão bonito da cidade e que tem o nome de um grande homem, o General Humberto Delgado", referiu ainda Pinto da Costa.
"Esta é uma valorização do centro histórico que vai responder às necessidades da cidade", disse Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt