António Costa apresenta nota de pesar sobre piloto que morreu em queda de Canadair no Gerês
Primeiro-ministro dirigiu também os votos de "rápida recuperação" ao co-piloto ferido no acidente.
O primeiro-ministro, António Costa, endereçou os sentimentos à família e amigos do piloto Jorge Jardim que morreu este sábado na sequência de um acidente com um canadair durante o combate às chamas no Gerês.
"Foi com profunda tristeza e consternação que tomei conhecimento da morte do piloto Jorge Jardim que faleceu hoje, na sequência de um acidente durante o combate às chamas num incêndio no Gerês. Envio os meus sentimentos à sua família, amigos e a todos os que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais", escreveu António costa numa nota de pesar.
O Chefe de Estado dirigiu também os votos de "rápida recuperação" ao co-piloto ferido e relembrou a importância de "reduzir cada vez mais o número de ignições para que o dispositivo atue de forma cada vez mais eficaz".
António Costa relembrou que este é "um combate de todos", mas sublinhou que "a primeira missão de quem protege os outros é proteger-se a si próprio".
Jorge Jardim, de 65 anos, morreu este sábado quando pilotava um canadair que combatia as chamas no incêndio em Ponte da Barca, no Parque Nacional Peneda-Gerês.
O avião despenhou-se a dois quilómetros da fronteira com Portugal, com dois tripulantes a bordo, entre os quais o piloto português, que ainda foi alvo de tentativas de reanimação no local mas não resistiu aos ferimentos.
O co-piloto, um espanhol de 39 anos, está em estado grave e foi transportado para o Hospital de Viana do Castelo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt