APELO À DIGNIDADE

O descontentamento social tem subido de tom, um pouco por toda a Europa. A Liga Operária Católica - Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC-MTC) não está indiferente ao momento actual e emitiu um comunicado onde acusa o Executivo português de ter transformado "muitas das promessas eleitorais em pesadelos".

21 de junho de 2002 às 22:20
Partilhar

Em documento intitulado "Pela dignidade dos trabalhadores", a instituição católica estranha que "não conste que alguma lei tenha sido publicada proibindo gestores e altos funcionários superiores de usufruírem vencimentos superiores ao salário oficial do senhor primeiro-ministro".

As organizações católicas portuguesas dirigiram também aos governantes - que participam este fim-de-semana na Cimeira de Sevilha - uma carta onde recordam que a missão dos responsáveis governamentais é "procurar para todas as pessoas uma melhor qualidade de vida num são e pacífico convívio de culturas e religiões". Neste sentido, pelam para que encontrem "formas de gerir eficazmente os fluxos migratórios para o progresso e paz da Europa e do Mundo, o que só é possível contrariando as suas causas e prevenindo os desequilíbrios demográficos que podem criar".

Pub

"Novas estruturas policiais, relatórios de oportunidades de trabalho, sistemas de quotas, sejam elas fixas ou graduais, não serão nunca medidas totalmente eficazes, já que actuam apenas sobre uma parte do fenómeno", afirma-se, frisando-se que tais medidas "impedirão a inserção plena dos imigrantes, aumentarão as desconfianças, a xenofobia e as desordens sociais".

Sem deixar margem para dúvidas quanto à sua posição, as organizações católicas apresentam-se contra a " penalização dos Estados da ue que deixem entrar clandestinamente imigrantes, cortando-lhes fundos comunitários".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar