Ordem de transferência superior leva Armando Vara para a cadeia de Évora
Ex-ministro socialista chegou a ter número definitivo de preso em Lisboa: 935. Acabou por ser levado para prisão especial.
Armando Vara vai ser transferido de urgência para o Estabelecimento Prisional de Évora. Depois de o CM e o Now terem noticiado, na manhã desta terça-feira, que o antigo governante socialista iria cumprir o remanescente da pena a que foi condenado (2 anos, 5 meses e 27 dias) no Estabelecimento Prisional de Lisboa, uma ordem superior, vinda da Direção-Geral dos Serviços Prisionais, fez com que o recluso abandonasse a prisão da capital pouco depois das 14h00.
Ao que o CM apurou, o mandado de captura de Armando Vara, que a PSP cumpriu na segunda-feira à tarde, indicava que o recluso deveria ser conduzido à prisão de Lisboa. Foi o que a PSP efetuou, entregando-o aos guardas prisionais de serviço, para que estes fizessem a admissão do mesmo no sistema prisional.
Além de ter ficado com uma cela na Ala D da cadeia da capital, conhecida como a ala dos entrados, Armando Vara viu ser-lhe atribuído um número de recluso definitivo: o 935. O antigo presidente da Caixa Geral de Depósitos começou, ainda, a fazer a rotina habitual dos presos naquela área: tomar refeições sozinho na cela, e cumprir recreio também em isolamento. Ao final da manhã, no entanto, e já depois de o CM e o Now terem noticiado que o cenário mais provável seria a permanência de Armando Vara na prisão da capital, chegou aos serviços desta cadeia uma ordem superior. O recluso 935 deveria ser preparado, para transferência para a prisão de Évora.
Na cadeia especial para políticos, onde terá uma cela só para si, e contará com um ambiente calmo de refeições e recreio, Armando Vara poderá passar apenas seis meses. Em abril ou maio de 2026, o ex-ministro poderá já aceder a saídas precárias, e apenas algum tempo depois, pedir liberdade condicional.
Recorde-se que o socialista foi condenado, em cúmulo jurídico, a 5 anos e meio de prisão, pelos crimes de tráfico de influências e branqueamento, dos quais já cumpriu três anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt