ASAE ataca Labubu falsificados: 35 mil brinquedos apreendidos e dois homens detidos
Operação em 40 operadores económicos termina com dois detidos e 28 processos-crime.
Uma operação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) em todo o País terminou com a apreensão de 35 mil brinquedos, a maior parte bonecos Labubu, que se tornaram um fenómeno de vendas no último ano. Em causa estão crimes de contrafação e riscos de segurança para os mais jovens.
De acordo com a ASAE, tratou-se de uma "uma operação nacional de prevenção criminal, tendo em vista o combate à contrafação em brinquedos e produtos com apelo infantil suscetíveis de colocar em risco a saúde e segurança dos consumidores mais jovens". Os inspetores tiveram "especial enfoque nos artigos da marca “POPMART – LABUBU” e similares, pela popularidade junto da camada mais jovem".
"Foram fiscalizados mais de 40 operadores económicos, entre importadores e distribuidores, com especial incidência em entrepostos comerciais de grande volume e estabelecimentos de venda a retalho, tendo resultado na instauração de 28 processos-crime por contrafação, imitação e uso ilegal de marca e, ainda, a aposição indevida da marca CE, ausência de rotulagem em língua portuguesa e incumprimento dos deveres legais do distribuidor", acrescenta a ASAE.
Foram detidos dois homens e apreendidos no total, aproximadamente 35 mil brinquedos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt