Asfixia mãe com almofada e liga à PSP a dizer que a vai matar: Mulher detida em Oeiras
Mulher de 56 anos detida pela PSP ficou em prisão preventiva. Venda de uma casa em Oeiras na origem do ataque.
Uma espiral de violência entre mãe e filha, de 86 e 56 anos, que começou há 12 anos, terminou com uma tentativa de homicídio, que só não teve sucesso uma vez que a idosa foi capaz de fugir. O caso remonta a 2013, quando a mulher mais velha e a filha entraram em conflito devido à recusa em vender a casa onde residiam, em São Domingos de Rana, Cascais, e acabou na passada sexta-feira com a detenção e prisão preventiva da mais nova.
Segundo o Ministério Público, a idosa sofre de "asma brônquica grave" e em 2013 "a arguida passou a iniciar discussões com frequência com a vítima, que se agravaram quando passou a residir na casa desta, em 2024".
As ameaças foram subindo de tom e em "agosto de 2025, na residência comum, a arguida iniciou uma discussão, tendo a vítima dito que não pretendia vender a casa". "Nessa altura, a arguida colocou as mãos no pescoço e na face na ofendida, apertando com força, só tendo parado quando a vítima começou a gritar", adianta o MP.
Já em outubro, a filha dirigiu-se ao quarto da idosa e iniciou uma conversa com ela, mas como não teve resposta "retirou-lhe um livro das mãos e desferiu com uma pancada na zona dos joelhos".
Na semana passada, a 26 de novembro, a idosa "acionou, por lapso, a proteção por teleassistência, levando agentes da PSP a deslocarem-se à residência". Depois de saírem, a mulher dirigiu-se à mãe, deitada na cama, "e colocou-lhe uma almofada sobre a cara, tapando-lhe as vias respiratórias, abanando-a, ao mesmo tempo que a ameaçava de morte".
A vitima conseguiu fugir e a situação acalmou. Mas no dia seguinte, a mulher "contactou a PSP de Cascais e, no decurso da chamada telefónica, disse ter vontade de matar a mãe". Os agentes voltaram à habitação e detiveram a suspeita, sob mandado emitido pelo MP de Cascais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt