Associação quer juntar lesados de Monchique

Programas estão desadequados da realidade e há falta de medidas compensatórias.

28 de janeiro de 2019 às 08:44
Fogo em Monchique Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
incêndio, Monchique, Silves Foto: CMTV
Monchique, Ministério da Agricultura, Programa de Desenvolvimento Rural Foto: CMTV
Levantamento de perda de bens em fogo de Monchique está já em curso Foto: CMTV
Fogo de Monchique afeta 163 pessoas em Alferce Foto: CMTV

1/5

Partilhar

Não se aprendeu nada com a tragédia de Pedrógão Grande, nem com o incêndio que destruiu Monchique em 2003", lamenta José Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Alferce, ao ver a resposta a quem foi afetado pelo fogo do ano passado. "As pessoas não acreditam que vão ser ajudadas", acrescenta.

Perante esta realidade, o autarca decidiu unir esforços e, em dezembro, foi criada a Associação dos Lesados do Incêndio de Monchique (ALIM). Os corpo sociais, presididos por José Gonçalves, tomaram posse já este ano.

Pub

"Os programas de ajuda apresentados pelas entidades não são adequados à realidade. Há apenas apoio ao investimento, e não existem medidas compensatórias que permitam recuperar o que se perdeu",são alguns dos problemas que José Gonçalves aponta.

A ALIM contactou o Ministério do Ambiente e outras entidades, mas foi-lhes dito que está a ser feito "o possível para ajudar". O presidente da Junta de Freguesia de Alferce contrapõem que as ajudas "não têm praticabilidade no terreno".

Pub

Para já, a associação conta com 30 membros mas procura reunir todas as vítimas do incêndio que queiram lutar pelos seus direitos. A ALIM conta com uma equipa de advogados - um defende também as vítimas de Pedrógão Grande - e quer garantir que são identificados os responsáveis pela origem do fogo e assegurar o pagamento dos prejuízos aos lesados.

Dados a que o CM teve acesso revelam que são cerca de 600 as pessoas que ficaram prejudicadas, mas apenas metade decidiu candidatar-se aos apoios disponibilizados pelo Governo devido ao excesso de burocracia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar