page view

Existem 191 pedreiras em situação crítica em Portugal

A conclusão é do Plano de Intervenção nas Pedreiras em Situação Crítica, elaborado pelo Ministério do Ambiente após a tragédia de Borba. Cinco pessoas morreram.

19 de janeiro de 2019 às 09:09

Por todo o país, existem 191 pedreiras em situação crítica. A conclusão é de um relatório realizado após o deslizamento de terras em Borba, em que morreram cinco pessoas.

O Plano de Intervenção nas Pedreiras em Situação Crítica revela que 13% das pedreiras nacionais se encontram nestas condições e que só metade está devidamente licenciada, indica o jornal Expresso.

No levantamento feito pelo Ministério do Ambiente depois do deslizamento de terras, são revelados vários casos em que são necessárias medidas para evitar o "colapso ou o abatimento de estradas" – o que aconteceu em Borba.

No Alentejo, encontram-se 21 unidades em exploração ou abandonadas que precisam de intervenção imediata. Das 28 pedreiras com atividade suspensa ou abandonadas e em estado crítico, 17 ficam na mesma província. 

No dia 15 de janeiro, João Pedro Matos Fernandes já tinha assinalado que a pedreira de Monchique ia ser incluída no Plano de Intervenção nas Pedreiras em Situação Crítica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8