page view

“Não temos roupa para vestir, não temos nada”: tempestade 'Byron' inundou acampamentos na Faixa de Gaza

Israel garante que está a deixar entrar 600 camiões de ajuda por dia.

13 de dezembro de 2025 às 01:30

A tempestade ‘Byron’ abateu-se sobre a Faixa de Gaza, inundando os acampamentos onde se concentram centenas de milhares de palestinianos, que viram as suas casa completamente destruídas pela guerra. Catorze pessoas morreram, três delas crianças.

“Não temos roupas para vestir, não temos colchões para dormir, não temos nada. Ficou tudo encharcado”, diz Abu Qenas, uma mãe que viu a água entrar na tenda como um rio, em Khan Younis. Segundo Ahmad Abu Taha, outro morador no acampamento, nenhuma tenda escapou da enchente. “As condições são muito más, temos idosos, deslocados e doentes dentro deste campo”, disse ele.

Às fortes chuvadas acresce uma descida acentuada das temperaturas. “Ambientes frios, sobrelotados e insalubres aumentam o risco de doenças e infeções”, lamentou a ONU. “Esse sofrimento poderia ser evitado por ajuda humanitária sem obstáculos, incluindo apoio médico e abrigo adequado.” Israel garante que está a cumprir o estipulado, a entrada no território de 600 camiões de ajuda humanitária por dia. Mas, diz quem vive em condições de miséria extrema, a ajuda que chega é muito insuficiente.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8