page view

Médica que denunciou alegados casos de más práticas no Hospital de Faro foi absolvida 

Diretor do serviço de cirurgia exigiu um pedido de indemnização de 172 mil euros.

12 de dezembro de 2025 às 18:51

Diana Pereira, a jovem médica que, em abril de 2023, denunciou 11 casos de alegadas más práticas clínicas e negligência no Hospital de Faro, foi absolvida pelo tribunal do pedido de indemnização de 172 mil euros que exigia o diretor do serviço de cirurgia daquela unidade de saúde algarvia. Diana Pereira foi julgada por alegadamente ter "manchado o bom nome e reputação" de Martins dos Santos, que pedia uma compensação pelos danos causados. 

Na sentença de 126 páginas, a que o CM teve, esta sexta-feira, acesso, o Tribunal Cível de Faro é claro: “As entrevistas que a Ré [Diana Pereira] deu resultam do interesse mediático do assunto e não é a Ré que decide se o assunto é mediático ou não - o facto de ter ido à televisão já decorre na sequência da denúncia pública e, como é evidente, a Ré, neste momento, ainda tem maior interesse na prova da verdade das suas imputações, as quais já lhe trouxe consequências profissionais (interrompeu a especialidade) e económicas”.

E mais: “O Autor continua a persistir na ideia de insanidade mental da Ré, mas a mesma ser sã ou insana é irrelevante para o caso- o que interessa é que tenha denunciado ou não factos verdadeiros ou que, de boa fé, repute como tal.”

As denúncias foram feitas à Polícia Judiciária em 2023 e o processo ainda está em investigação no Departamento de Investigação e Ação Penal de Évora. Apesar de ainda não existirem conclusões do processo-crime, a denunciante foi levada a tribunal por difamação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8