Combustível no híper sai mais barato
Grandes superfícies lideram na venda de gasóleo e gasolina.
Atestar o depósito do automóvel nos postos de abastecimento das grandes superfícies continua a ser mais barato. Entre janeiro e março, abastecer nos postos de marca branca ficou nove cêntimos mais barato do que nas bombas das empresas petrolíferas, mostram dados da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED).
Nos primeiros três meses do ano, o custo médio dos combustíveis nos híperes situou-se nos 1,19 euros por litro. Nos postos das petrolíferas – Galp, BP, Repsol e Cepsa – o montante situou-se nos 1,28 euros por litro. Apesar do diferencial, a comparação face ao mesmo período do ano anterior mostra que os preços caíram 13,8% nas marcas brancas e 11,7% nas petrolíferas.
Os dados da APED revelam ainda que, de janeiro a março, os portugueses encheram menos vezes o depósito do carro – 7 vezes contra as 7,5 vezes do período homólogo –, mas abasteceram com mais litros: 22,77 contra 20,70 litros do primeiro trimestre de 2014. Isto representa, segundo a associação, "um aumento de 10% no volume médio de litros abastecidos em cada ida ao posto de combustível".
Os números da APED, que representa as grandes cadeias de distribuição, permitem concluir que os postos de abastecimento de combustível dos hipermercados e marcas brancas lideram o mercado dos combustíveis no segmento dos consumidores particulares, "tendo aumentado, a sua quota de mercado, em volume e em valor".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt