A24 cortada ao trânsito na zona de Chaves devido à reativação de incêndio que veio da Galiza

Pelas 15h00, segundo a página da Proteção Civil, estavam no local 345 operacionais, 112 meios terrestres e três meios aéreos.

20 de agosto de 2025 às 16:57
Populares combatem chamas Foto: Ricardo Almeida
Partilhar

A Autoestrada 24 (A24) está cortada ao trânsito na zona de Chaves, entre os nós do Casino e Vila Verde da Raia, devido à reativação do incêndio que atravessou a fronteira vindo da Galiza, segundo a GNR.

Fonte da GNR disse que a A24 foi cortada pelas 15h20, em consequência de uma forte reativação do fogo, junto a empresas, no parque empresarial de Chaves, no norte do distrito de Vila Real.

Pub

No local foram concentrados meios terrestres e aéreos para combater as chamas.

Pelas 15h00, segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estavam no local 345 operacionais, 112 meios terrestres e três meios aéreos.

O fogo tinha entrado em fase de resolução pelas 10h35 de hoje, depois de "uma noite de muito trabalho", com "os meios todos empenhados" e "recurso a máquinas de rasto".

Pub

No entanto, já depois das 14h30 sofreu uma forte reativação na parte de trás de uma fábrica de cogumelos, estendendo-se pelo parque empresarial de Chaves.

Já de manhã, o segundo comandante sub-regional do Alto Tâmega e Barroso, Bruno Sarmento, disse esperar um agravamento das condições meteorológicas durante o dia, com "aumento da intensidade do vento, aumento da temperatura e diminuição da humidade".

O vento forte está a ser uma das principais dificuldades no combate às chamas.

Pub

O incêndio entrou na terça-feira no concelho de Chaves, proveniente da Galiza, Espanha, pela zona de Cambedo da Raia e tocou em várias aldeias como Agrela, Torre, Couto, Vilela Seca, Outeiro Seco e a zona empresarial de Chaves.

Na segunda-feira, o fogo já tinha passado a fronteira na zona de Vilar de Perdizes, concelho de Montalegre.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar