Barão da droga apanha 13 anos

Vinte arguidos sentenciados com penas de prisão efetiva. Só três absolvidos.

28 de fevereiro de 2015 às 17:58
Barão, droga, apanha, 13, anos Foto: Nuno Fernandes Veiga
Partilhar

As escutas telefónicas foram fulcrais para a Justiça perceber como funcionava a rede de tráfico de droga na zona de Francos, no Porto. Dos 49 arguidos, 46 foram ontem condenados pelo tribunal de S. João Novo. Pedro Cardoso, de 27 anos, terá de cumprir 13 anos de cadeia. Vinte arguidos foram sentenciados a prisão efetiva e 26 terão penas suspensas. Só três foram absolvidos.

O cabecilha da rede, conhecido como ‘Bicho’, foi detido pela PSP em março de 2013. Vivia numa casa de luxo e tinha vários carros, incluindo um Audi que pertencera ao futebolista Di María (ex-Benfica e agora no Manchester United). Estes bens, avaliados em 691 mil euros, foram dados como perdidos a favor do Estado. A advogada de defesa, Marisa Oliveira, admite recorrer da sentença, ainda que esperasse já uma pena com "dois dígitos".

Pub

A sentença teve forte aparato policial. Mais de 20 agentes da PSP e do Grupo de Intervenção de Segurança Prisional estiveram na sala de audiências. Assim que Pedro ‘Bicho’ e os irmãos foram condenados a prisão, uma familiar saiu, a chorar e gritando: "Aqui não há justiça!"

"As interceções telefónicas foram fundamentais e até decisivas", vincou o juiz-presidente, que espera que os condenados com penas suspensas "vejam isto como uma oportunidade".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar