Batelão preparado para entulho das demolições
Movimentações da Autoridade Marítima têm gerado preocupação junto dos moradores da ilha da Culatra.
A posse administrativa das casas que vão ser demolidas nos núcleos do Farol e Hangares da ilha da Culatra, prevista para a próxima quinta-feira, já está a gerar tensão entre moradores e proprietários. Ao que o CM apurou, um batelão para recolha do entulho das demolições está preparado para avançar para o núcleo do Farol.
A Capitania do Porto de Olhão emitiu um edital para remoção de barcos fundeados junto ao núcleo do Farol. O comandante da capitania, Nunes Ferreira, confirmou ao CM que a retirada de embarcações "vai servir apenas para que um batelão, que faz parte das obras da empreitada e com capacidade de carga até 200 toneladas, possa fazer a remoção do entulho".
Os moradores suspeitavam de que estaria a ser preparada a intervenção de uma lancha da Marinha para os dias da tomada de posse de habitações. Já nos últimos dias, um exercício que visava a desativação de engenhos explosivos - previsto pela Autoridade Marítima há cerca de um ano e realizado junto ao núcleo dos Hangares por operacionais portugueses e espanhóis -, foi confundido com movimentações relacionadas com o processo de demolições.
A circulação dos barcos da carreira deverá funcionar normalmente na quinta-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt