BBC acusa May de omitir verdade no caso Maddie

Primeira-ministra desmente pressão dos media ingleses.

07 de maio de 2017 às 02:19
Maddie Foto: Direitos Reservados
BBC, May, verdade, primeira-ministra, media, ingleses, Foto: Reuters
BBC, May, verdade, primeira-ministra, media, ingleses, Foto: Direitos Reservados
Maddie, Kate McCann, Gerry McCann, praia da luz, Algarve, desaparecimento, Reino Unido, EUA, milhares, relatos, dor Foto: Direitos Reservados

1/4

Partilhar

A primeira-ministra britânica, Theresa May, está a ser acusada de ter omitido a verdade, sob juramento, numa comissão parlamentar criada naquele país para investigar o investimento público em meios humanos e materiais feito para a procura de Maddie McCann, desaparecida a 3 de maio de 2007, na Praia da Luz, Algarve.

A denúncia foi feita durante a emissão do programa ‘Panorama’, da estação de televisão inglesa BBC, que na semana passada transmitiu um especial produzido para marcar o 10º aniversário do desaparecimento da menina. Os autores do documentário dão a entender que a investigação "independente e transparente sobre o caso", lançada em 2011 por ordem do então primeiro-ministro inglês, David Cameron, e que foi batizada de Operação Grange, só surgiu por pressão da imprensa.

Pub

Em concreto, a BBC aponta uma edição do jornal ‘The Sun’, onde uma carta editorial pressiona o governo britânico a apressar a investigação. Pouco tempo após a edição deste jornal, a Operação Grange era anunciada publicamente.

Em maio de 2012, cerca de um ano depois, Theresa May (na altura ministra da Administração Interna) foi chamada ao parlamento inglês, para depor no inquérito ‘Leveson’, aberto para analisar a investigação ao desaparecimento de Maddie. Durante o interrogatório, a atual primeira-ministra negou pressões por parte dos media, afirmando mesmo que o governo conservador "já há muito que planeava abrir uma investigação".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar