Bênção dos animais deu início às festas antoninas
Na sede do concelho já está tudo pronto para a romaria, que começa na quinta-feira.
Há mais de dois séculos que é assim. No domingo anterior ao dia 13 de junho - dia dedicado ao santo popular - o recinto da capela de Santo António de Mixões da Serra, em Valdreu, Vila Verde, enche-se de pastores e agricultores, acompanhados dos seus cavalos, burros, vacas e bois, e até dos cães e gatos, para serem benzidos durante a missa. Este ano, a tradição foi antecipada e decorreu ontem. Dezenas de pastores e agricultores cumpriram o hábito, único no País.
A bênção dos animais serve de ‘abertura oficial’ das festas populares do concelho de Vila Verde, que, por esta altura, levam milhares às ruas da vila. O programa, do qual fazem parte rusgas e marchas populares, arranca na próxima quinta-feira e prolonga-se até segunda, dia de feriado municipal em Vila Verde.
D.A.M.A. e David Carreira são as principais atrações no que toca à música e a organização acredita que vão "arrastar consigo autênticas legiões de fãs e conquistar largos milhares de visitantes".
A autarquia aposta, uma vez mais, numa programação atrativa e diversificada, "que coloca em lugar de relevo a etnografia e a tradição local, numa estratégia clara de promoção da cultura e do território vila-verdense", referiu o presidente da câmara, António Vilela, durante a apresentação das festas.
Mas nem só de música e tradições se fazem os festejos. O programa deste ano inclui uma campanha de adoção animal, que vai ser realizada em parceria com a associação de defesa dos animais de Vila Verde e que vai decorrer em pleno recinto dos festejos, na praça de Santo António.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt