page view

Rede criminosa da 'Chinatown' de Vila do Conde movimenta 200 milhões de euros

Operação da PJ do Porto faz sete detidos. Criavam sucessivas sociedades e contas bancárias para 'lavar' o dinheiro.

11 de dezembro de 2025 às 01:30

No espaço de dois anos, a rede criminosa movimentou mais de 200 milhões de euros. Foram criadas sucessivas contas bancárias e mais de 60 sociedades para fazer a lavagem de dinheiro e fugir aos impostos. A investigação da PJ do Porto e do DIAP Regional do Porto apurou que a rede se dedicava a branquear dinheiro de lojas de comerciantes de nacionalidade chinesa, mas que outros montantes podem resultar da prática de atividades criminosas. A operação avançou esta quarta-feira para o terreno e levou à detenção de cinco pessoas - uma de nacionalidade chinesa e as outras portuguesas - diretamente relacionadas com o esquema. Foram efetuadas mais duas detenções por outros crimes e ainda constituídos 45 arguidos, entre os quais estão empresas.

A PJ realizou 67 buscas domiciliárias, que decorreram em Espinho, Paredes, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia. Algumas buscas centraram-se na zona industrial da Varziela, conhecida como 'Chinatown'. Era de lá que vinha parte do dinheiro dos comerciantes, que era depois branqueado. 

O esquema - liderado por um empresário de nacionalidade chinesa - era complexo e passava também pelas transferência dos montantes para contas sediadas na Europa. Os elementos da rede levavam uma vida de luxo e durante a operação foram apreendidos seis imóveis e nove viaturas topo de gama. Foi ainda arrestado o saldo bancário de 74 contas sediadas em Portugal e de mais 67 localizadas em 11 países da Europa. A PJ apreendeu também 300 mil euros em dinheiro. Os suspeitos foram levados a tribunal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8