Bombeiro de Valença salva passageiro em voo para o Brasil
Turista de nacionalidade francesa sofreu apendicite durante viagem. Avião teve que aterrar de emergência em Cabo Verde.
Um bombeiro dos voluntários de Valença salvou um passageiro francês, durante uma viagem para Recife, no Brasil, na passada terça-feira. O turista sofreu uma apendicite aguda durante a viagem e apesar do socorro prestado pelo operacional dos bombeiros de Valença, Rafael Machado, e de uma médica que seguia no mesmo voo, o avião teve que fazer uma aterragem de emergência em Cabo Verde, para o doente receber tratamento hospitalar.
Rafael Machado seguia no voo que partiu do Porto, quando a tripulação perguntou se havia alguém da área da saúde a bordo que pudesse ajudar. "O senhor estava sentado três lugares atrás de mim e começou a manifestar muitas dores e vómitos", começa por contar o bombeiro, que é profissional na corporação do Alto Minho há dois anos. O passageiro, um cidadão francês com cerca de 40 anos, foi medicado, mas as dores não acalmaram. "A médica perguntou-me se eu achava melhor o avião desviar, porque o comandante do avião estava a questionar, e eu disse que sim, porque havia o risco de o apêndice estourar".
O avião pousou em Cabo Verde. O doente foi retirado para uma ambulância que já estava a aguardar na pista e que o levou para o Hospital. Rafael Machado não tem dúvidas de que a formação de bombeiro foi fundamental para salvar a vida ao turista francês. "Fez toda a diferença para avaliar e depois para poder auxiliar a médica", atirou o bombeiro, que é brasileiro e que, desde que veio para Portugal, há quatro anos, foi a primeira vez que voltou a viajar para o Recife, no Brasil, a sua terra natal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt