Um morto em incêndio em prédio de oito pisos em Alenquer. 11 pessoas hospitalizadas por inalação de fumo

Fogo começou num apartamento do segundo andar do edifício. Vítima mortal é um homem de 45 anos.

Atualizado a 19 de janeiro de 2026 às 12:40
Partilhar

Pelo menos uma pessoa morreu e 11 outras foram hospitalizadas na sequência de um incêndio que deflagrou num apartamento de um edifício habitacional de oito pisos em Alenquer, distrito de Lisboa, confirmou o CM junto da Proteção Civil. A vítima mortal é um homem de 45 anos.

O alerta para o incêndio foi recebido pelas 7h50 e o fogo começou num apartamento do segundo andar do edifício, com oito pisos, na União de Freguesias de Carregado e Cadafais, disse fonte do Comando Sub-regional do Oeste da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Pub

De acordo com os bombeiros, o homem que morreu morava na habitação onde o incêndio deflagrou e morreu carbonizado. Entre as vítimas hospitalizadas, consideradas feridos leves, está a mãe da vítima mortal, que habitava na mesma casa.

As chamas não alastraram para lá do segundo piso do edifício. Os feridos foram transportados para o Hospital de Vila Franca de Xira por inalação de fumo.

As causas do incêndio não são para já conhecidas, sabendo-se apenas que a Polícia Judiciária esteve no local a efetuar diligências.

Pub

Ao todo 18 pessoas, entre adultos e crianças, foram retiradas do edifício.

Pelas 9h50, estavam no local 31 elementos dos bombeiros de Alenquer e Castanheira do Ribatejo, assim como a GNR, apoiados por 13 veículos.

Para o local foi também mobilizada a VMER do Hospital de Vila Franca de Xira.

Pub

"O incêndio já se encontra extinto e os peritos do município de Alenquer estão a proceder à inspeção do estado do edifício, de onde foram retirados todos os moradores", disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros de Alenquer, Daniel Ribeiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar