Bracalândia confirmada
Até ontem, a população de Penafiel não acreditava na tão falada transferência da Bracalândia, instalada na cidade de Braga há 17 anos, para a cidade do Vale do Sousa. O futuro investimento, que corria na boca do povo nos cafés e lugares públicos, era visto pela população como “colossal” e deixava as gentes de Penafiel num misto de incredulidade e expectativa.
Ontem, no anúncio oficial da nova morada e assinatura do protocolo entre a Lusoparques – a empresa que gere a Bracalândia – e a Câmara de Penafiel, o próprio presidente da autarquia penafidelense, Alberto Santos, começou por tirar as já poucas dúvidas dos munícipes: “É mesmo verdade, a cidade vai acolher o parque de diversões”, declarou, com solenidade.
A construção da nova Bracalândia (a designação deverá permanecer, capitalizando a força que a marca já possui) penafidelense implica um investimento de 4 milhões de euros. A empresa prevê a abertura do parque de diversões para meados de 2008 e a criação de 135 postos de trabalho.
Ainda relativamente a previsões, a empresa, através do sócio-gerente Alexandre Oliveira, também anunciou que esperava um caudal de 300 mil visitantes por ano e que tanto os espaços físicos como o número de estruturas de diversão serão aumentados em relação ao antigo parque.
Questionado pelo CM sobre os motivos que levaram a empresa a escolher Penafiel, num leque que incluía uma dezena de cidades que se mostraram interessadas no investimento, Alexandre Oliveira afirmou que a autarquia local tinha sido “a mais agressiva no bom sentido” ao longo dos últimos meses de negociação.
Do lado da autarquia penafidelense, as contrapartidas passam, entre outros benefícios, pela cedência dos terrenos a um preço de cinco euros por metro quadrado e pela isenção de taxas municipais durante cinco anos, eventualmente renováveis.
Alberto Santos disse aos jornalistas que o investimento representa uma oportunidade única para dinamizar a economia local. “É um projecto qualificante e reprodutivo, uma prenda de primavera que aparece de cem em cem anos”, frisou o responsável da autarquia que manteve este investimento até à última no segredo dos deuses.
PSD LAMENTA
A saída da Bracalândia da cidade de Braga levou o PSD local a responsabilizar a Câmara Municipal, presidida pelo socialista Mesquita Machado, pela perda de um investimento que é responsável pela atracção de um grande fluxo de turistas.
NOVO PROJECTO
A cidade de Braga vai ter um novo parque de diversões, que ficará situado junto à zona urbana. O projecto deverá ser anunciado e submetido ao executivo camarário nas próximas semanas. Trata-se de um investimento de um grupo internacional.
MAIOR DIMENSÃO
O presidente da Câmara de Braga já se mostrou agradado com informações recebidas sobre o novo projecto de parque de diversões, sublinhando a evolução ao nível do espaço de implantação e da variedade das diversões.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt