Bracalândia deixa Braga
O parque de diversões Bracalândia deve deixar Braga dentro de dois anos. A falta de espaço devido à pressão imobiliária e alegados conflitos com a câmara levam a LusoParques a estudar novo local para a estrutura, como Vila Nova de Gaia ou Famalicão.
Ao que o CM apurou, a administração da LusoParques ainda não tomou qualquer “decisão oficial ou definitiva”, mas assume como praticamente afastada a possibilidade de manter a Bracalândia em Braga, após “reuniões inconclusivas” com o presidente da câmara local, Mesquita Machado.
O director comercial da LusoParques, Manuel Correia de Brito, reconheceu que não é possível a Bracalândia manter-se no mesmo local, mas confessou ao CM que não tem sentido “qualquer interesse do município” em encontrar alternativas.
“Temos contrato até 2007, mas é preciso garantir atempadamente o futuro. Não podemos mudar de localde um momento para o outro.”
Garantindo que este tipo de estruturas é disputado pelos municípios em qualquer parte do mundo – devido à dinamização turística e económica –, Manuel Brito revelou que houve já dois ou três piscares de olho de concelhos interessados, mas escusou-se a especificar.
O CM quis saber a posição da Câmara de Braga, mas os contactos foram infrutíferos.
ATRACÇÃO PARA ESPANHÓIS
ESPAÇO
Para a instalação da nova Bracalândia, a Lusoparques pretende 12 a 15 hectares. É preciso estacionamento e mais espaços verdes.
VISITAS
O parque está há 18 anos na zona de maior crescimento imobiliário da cidade, Lamaçães. Recebe 200 mil visitas por ano e 30% vêm da Galiza.
NOME
Manuel Brito explicou que o nome de Bracalândia vem da mascote Braca. Ou seja, o parque pode mudar-se para qualquer outra cidade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt