'Burlona do amor' conquista nas redes sociais e saca mais de 200 mil euros a idosos

Mulher, de 57 anos, fazia-se passar por arquiteta. Era procurada por crimes semelhantes e foi detida pela PJ de Braga.

27 de fevereiro de 2026 às 01:30
Foto: Rafaela Cadilhe
Partilhar

Bem apresentada e bem falante, apresentava-se como arquiteta, de um estrato social elevado e com carreira na área do investimento imobiliário. Rapidamente conquistava a confiança das vítimas que conhecia através das redes sociais. Envolvia-se com os homens, de condição financeira estável e com dinheiro amealhado. Desaparecia depois com elevadas quantias em dinheiro. Nos dois casos investigados pela Polícia Judiciária de Braga, a 'burlona do amor' conseguiu sacar mais de 200 mil euros às vitimas.

Anabela Carvalho, de 57 anos, já cumpriu pena de prisão por burlas e estava contumaz, a ser procurada pela Justiça portuguesa. Continuava a fazer vida com o esquema criminoso que arquitetou. Usava agora o nome Helena Martins, uma arquiteta bem sucedida e com elevado poder económico. As autoridades admitem que possa ter feito dezenas de vítimas, em todo o país.

Pub

Iniciava os contactos com as vítimas através das redes sociais. Marcava depois encontros. Nos primeiros contactos pessoais, fazia questão de ser ela a pagar todas as despesas. Rapidamente se instalava em casa dos alvos, mantendo relações, como se de marido e mulher se tratassem. Tudo fazia parte do esquema. Conquistada a confiança das vítimas - homens já com idade avançada e com dinheiro amealhado por uma vida de trabalho - convencia-os a investirem em imóveis de elevado rendimento, em Lisboa. Exibia documentos falsos para os convencer e dizia que tudo tinha que ser pago em dinheiro vivo. Assim que as vítimas levantavam o dinheiro, a burlona desaparecia.

No caso mais recente, em finais do ano passado, em Ponte de Lima, Anabela chegou mesmo a deixar para trás roupas e outros bens pessoais. Foi detida na quarta-feira, no Porto, pela PJ de Braga e esta quinta-feira levada ao Tribunal de Ponte de Lima, tendo ficado em prisão preventiva.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar