Burlona do 'Olá, mãe. Olá, pai' tinha 20 contas bancárias
Enganou, pelo menos, 30 pessoas no espaço de um ano. Foi detida pela PJ, em Matosinhos, por burla e branqueamento.
Uma mulher de 44 anos criou cerca de 20 contas bancárias para receber o dinheiro de dezenas de burlas conhecidas como ‘Olá, mãe. Olá, pai”. Foi detida, nesta quarta-feira, pela Polícia Judiciária do Porto, em Matosinhos.
Os crimes para já conhecidos decorreram nos anos de 2022 e 2023. A arguida participava num esquema de envio de mensagens fraudulentas em que o autor se faz passar por filho ou familiar da vítima, alegando quase sempre uma suposta situação de emergência, com o objetivo de conseguir convencê-la a realizar transferências bancárias.
Até ao momento, a PJ identificou três dezenas de burlas, mas estão ainda em curso diligências para, eventualmente, chegar a mais casos e ter o cálculo final dos prejuízos que foram causados. Através de uma busca domiciliária, foram apreendidos equipamentos informáticos, bem com outros elementos de prova.
As contas bancárias eram utilizadas para a receção, mas também dissipação e ocultação dos valores que eram obtidos neste esquema fraudulento. A burla ‘Olá pai, Olá mãe’ é assim conhecida, porque é esta a forma de abordagem dos criminosos, através de mensagens escritas, às vítimas, que depois tentam convencer a enviar o dinheiro. Além de burla, a mulher está também indiciada por branqueamento de capitais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt