Buscas por homem e cão desaparecidos em Caminha recomeçam sábado às 7h00

Operações foram suspensas cerca das 21h00.

27 de junho de 2025 às 21:52
Homem e cão desaparecidos em naufrágio perto da ilha da Ínsua na foz do rio Minho Foto: Direitos Reservados
Partilhar

As buscas por um homem de 62 anos e pelo seu cão que circulavam numa embarcação de pesca lúdica que naufragou, esta sexta-feira, junto à ilha da Ínsua, em Caminha, prosseguem no sábado a partir das 07h00.

Em declarações à Lusa, o capitão do Porto de Caminha, Fernando Pereira, disse que as operações de busca, esta sexta-feira, realizadas por mar, terra e ar não tiveram sucesso e, foram suspensas cerca das 21h00.

Pub

"Apareceram apenas alguns vestígios pertencentes à embarcação, mas nada do náufrago, nem do cão", realçou.

O alerta do desaparecimento do sexagenário, residente no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo e, do seu cão foi dado, esta sexta-feira às 9h20.

Segundo o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima (PM) do porto de Caminha a "intenção é retomar as buscas, no sábado, com apoio dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e Caminha".

Pub

As buscas "por superfície" serão asseguradas pelo Navio da República Portuguesa (NRP) Figueira da Foz, estando prevista "uma inspeção subaquática com recurso a uma equipa do Instituto Hidrográfico, com equipamento específico, no local do naufrágio para tentar detetar a embarcação".

Posteriormente, será realizado "um mergulho com elementos da PM para ver se o náufrago está no interior da embarcação que afundou, em local ainda não determinado", explicou Fernando Pereira.

Durante esta sexta-feira, as operações de busca centraram-se "em todo o perímetro da Ínsua, uma ilha portuguesa que se situa na foz no Rio Minho, na fronteira norte entre Portugal e Espanha, na margem espanhola da La Guardia e na zona costeira, entre a fronteira [com Espanha] até Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha".

Pub

"Foram empenhados três helicópteros, dois espanhóis e um português, que se foram alternando entre si até às 18:00, altura em que foi terminada a busca aérea", destacou.

O capitão Fernando adiantou que no sábado "a intenção é alargar as buscas por superfície, nomeadamente através do NRP Viana do Castelo e, o salva-vidas Atento e a embarcação da PM de Caminha até à Gelfa, na freguesia de Âncora".

"Vai depender muito do que detetarmos no mergulho que vai ser feito no período da manhã", realçou.

Pub

O desaparecimento do homem de 62 anos e do seu cão foi na Barra Norte do Porto de Caminha, a noroeste da ilha da Ínsua, entre as margens portuguesa e espanhola.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar