Caçados com atum ilegal em França
Espécie está severamente ameaçada e é altamente protegida.
Uma embarcação de pesca portuguesa foi intercetada pelas autoridades francesas com 18 toneladas de atum-rabilho, pescado de forma ilegal nas águas do oceano Atlântico.
Esta espécie está severamente ameaçada e é altamente protegida. O armador do barco pode ser responsabilizado criminalmente e com uma multa que pode ascender aos 22 500 euros.
O ‘Vila do Infante’, uma embarcação com 25 metros de comprimento, navegava a 200 quilómetros de Lorient, na Zona Exclusiva Económica de França. As autoridades gaulesas subiram a bordo e detetaram inúmeras irregularidades, pelo que o barco foi acompanhado até ao porto de Lorient.
A maior infração passava pela posse das 18 toneladas de atum.
"Pela impossibilidade de colocarmos esta carga no mercado, esta terá de ser destruída, com as custas a serem atribuídas ao armador", divulgaram as autoridades marítimas gaulesas em comunicado. "Esta espécie é protegida internacionalmente, para que se conservem as quotas no Atlântico."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt