Cadela pit bull desfigura criança de quatro anos
Ataque ocorreu no Açude da Pedra e o dono do animal foi condenado, por ofensas à integridade física negligente, a pagar uma multa de 1400 euros.
Uma menina de quatro anos sofreu “desfiguração permanente na face” ao ser atacada por uma cadela da raça pit bull terrier, quando passeava de mão dada com o pai no Açude da Pedra, em Tomar. O ataque ocorreu em julho de 2022 e o dono da cadela foi condenado pelo Tribunal de Tomar numa pena de multa de 1400 euros, por um crime de ofensas à integridade física negligente.
A cadela Zuri estava a ser passeada pelo dono, agarrada pela trela, “sem açaime e sem guardar uma distância mínima de segurança” de outras pessoas. Ao ver a criança, a cadela rosnou e saltou para cima dela, cravando-lhe as unhas das patas na cara e deixando-a ferida e desfigurada.
Para o Tribunal de Tomar, o dono da cadela “atuou com falta de cuidado, violando deveres de precaução e cautela”. “Bastaria ter tido o cuidado de não ter permitido a aproximação de Zuri à criança” para “evitar o ataque e as lesões graves causadas”.
O dono da cadela foi ainda condenado pelo Tribunal de Tomar a pagar uma indemnização à vítima de três mil euros, para “reparação dos danos patrimoniais sofridos”, mas uma “irregularidade” processual levou o Tribunal da Relação de Évora a declarar a sentença “inválida” apenas nessa parte. O processo volta para o Tribunal de Tomar, para o dono da cadela se pronunciar sobre a indemnização e o valor a pagar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt