Cães recolhidos junto ao mercado
Canil de Portimão recebe anualmente perto de 350 cães e gatos.
Os serviços veterinários da Câmara de Portimão têm desenvolvido ações de recolha de animais maltratados ou abandonados no concelho. Foi o que aconteceu ontem de manhã, com o apoio da PSP, num bairro de barracas, junto ao mercado. Por ano, o canil municipal recebe mais de três centenas de animais, acabando quase todos por ser adotados.
"Já este ano tínhamos ido a esse local, devido a queixas. São recolhidos os animais com sinais de maus-tratos e que não estão legalizados", refere Osvaldo Mateus, veterinário municipal. Desta vez, foram levados seis cães.
A ação foi acompanhada por vários elementos da PSP e decorreu de forma pacífica. Os animais serão agora tratados e, após um período de oito dias em que poderão vir a ser reclamados pelos donos, serão entregues para adoção.
"Dão entrada no canil municipal 300 a 350 animais por ano, não só provenientes de recolhas como também entregues por pessoas que não têm condições para os ter", explica o veterinário. Através de um trabalho conjunto com a associação Amigos do Canil de Portimão, cerca de "85% dos animais [cães e gatos] acabam por ser adotados", explica Osvaldo Mateus.
Todas as quintas-feiras, dia do voluntariado, o canil abre as portas a quem quiser ajudar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt