Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Cavalos maltratados em Lagoa

Denúncias apontavam para sete animais com fome.
José Carlos Eusébio 31 de Agosto de 2015 às 19:02
Cavalos estão dentro de um terreno sem sombra. Uma das éguas está visivelmente subnutrida
Cavalos estão dentro de um terreno sem sombra. Uma das éguas está visivelmente subnutrida FOTO: Pedro Noel da Luz
As denúncias de sete cavalos com fome num terreno junto à cidade de Lagoa invadiram as redes sociais. No sábado, a GNR e o veterinário municipal deslocaram-se ao local para verificar o estado dos animais. Foi constatado que havia uma égua subnutrida.

Segundo a vereadora Anabela Simão, este animal, que se encontra em estado de extrema magreza, "deverá ser amanhã [hoje, segunda-feira] recolhido", através da Autoridade Veterinária. A autarca apela a que alguma associação de animais possa acolher o equídeo.

No terreno em causa, o Correio da Manhã encontrou este domingo cinco animais. Estavam presos com cordas e tinham acesso apenas a pasto seco. Não era visível qualquer recipiente com água para poderem beber.

Os cavalos pertencem a António Félix, que, já no passado, foi acusado de não alimentar suficientemente os seus animais. A autarca diz que todos os anos é necessário "controlar" a situação, dado que, com o calor, falta erva e os animais têm dificuldade em alimentar-se. O CM tentou contactar o dono dos cavalos, mas sem sucesso.
égua retirada equídeo fome cavalo Lagoa
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)