Equídeo maltratado em Lagoa retirado ao dono.
Um cavalo está há pelo menos três dias preso com uma corda num terreno na zona das Gambelas, em Faro. Uma situação que está a indignar quem passa no local, ainda para mais porque o animal não está abrigado e tem sofrido com o mau tempo na região. Este é apenas um dos casos de maus-tratos a cavalos no Algarve, que até já mereceram uma intervenção do Governo.
Neste último caso, o cavalo está num terreno na rua da Universidade, perto do Hospital Particular do Algarve. Apesar da situação em que se encontra, o animal parece estar bem alimentado, ao contrário de outras situações que têm acontecido na região, em particular em Lagoa.
No final de agosto, as redes sociais foram invadidas por denúncias de cavalos com fome junto à cidade de Lagoa. Os animais pertencem a um homem, António Félix, que já no passado foi acusado de não dar alimento suficiente aos equídeos.
Agora, em resposta a perguntas de deputados do PCP, o Ministério da Agricultura veio garantir que as diligências efetuadas pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e pelas autoridades policiais levaram a que uma égua tenha sido retirada ao produtor. Os restantes animais estavam "com um adequado estado corporal".
O Governo salienta que o acompanhamento daquela exploração "foi iniciado há mais de um ano" e que foram determinadas medidas para salvaguardar o bem-estar dos animais. Está a ser feita a "monitorização" pelos serviços veterinários regionais, bem como o "acompanhamento regular do estado higienossanitário e nutricional".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.