Calda retardante ajuda a apagar incêndio às portas da cidade de Leiria

Forte mobilização de meios permitiu controlar as chamas em menos de uma hora.

29 de julho de 2025 às 18:30
Calda retardante a ser lançada na zona afetada pelas chamas Foto: Pedro Brutt Pacheco
Mobilizados 133 operacionais, dos bombeiros, PSP e GNR Foto: Pedro Brutt Pacheco

1/2

Partilhar

Um incêndio deflagrou esta terça-feira em Telheiro, Leiria, na zona florestal da Quinta da Serradinha onde está a ser feito o aterro para a construção do novo centro de saúde da Barreira, às portas da cidade. Eram 16h36 quando foi dado o alerta e uma hora depois o incêndio entrou em conclusão, mantendo-se os meios no local em operações de rescaldo.

Foram mobilizados 133 operacionais, apoiados por 33 veículos terrestres e três meios aéreos, sendo um helicóptero e uma parelha de aviões bombardeiros médios Air Tractor AT-802T, que usaram calda retardante de 1ª intervenção, de cor vermelha, para ajudar a apagar as chamas. Estes aviões estão estacionados no aeródromo de Santarém desde o início do verão.

Pub

Segundo testemunhas no local, o incêndio terá começado perto da zona de obra, progredindo rapidamente em direção a Lourais, devido à força do vento. "Em poucos minutos correu aqui uma área enorme", disse um morador.

Para facilitar o trabalho dos bombeiros, a PSP cortou o trânsito na estrada do Telheiro, enquanto a GNR fez o mesmo na estrada que passa junto a a Lourais. A proximidade de algumas habitações fez recear o pior, mas os meios mobilizados conseguiram controlar as chamas em pouco tempo, para sossego dos moradores.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar