Câmara da Póvoa de Varzim alerta para burlas envolvendo a fatura da água
Os esquemas envolvem o envio de mensagens SMS ou e-mails fraudulentos, que se fazem passar por funcionários da autarquia ou de empresas de abastecimento de água.
A Câmara da Póvoa de Varzim, do distrito do Porto, alertou esta quarta-feira para um aumento de tentativas de burla envolvendo falsas comunicações sobre pagamentos pendentes relacionados com a fatura da água.
Segundo o município, os esquemas envolvem o envio de mensagens SMS ou e-mails fraudulentos, que se fazem passar por funcionários da autarquia ou de empresas de abastecimento de água.
As mensagens referem uma suposta "fatura municipal pendente", com valor e prazo limite de pagamento, incluindo uma hiperligação para regularização, mas a autarquia reitera que "o 'link' não deve ser acedido em circunstância alguma".
O município recomenda que os munícipes "verifiquem sempre a autenticidade das comunicações recebidas antes de efetuarem qualquer pagamento", aconselhando o contacto direto com os serviços municipais em caso de dúvida.
A Câmara da Póvoa de Varzim recorda que os pagamentos legítimos das faturas da água podem ser realizados ao balcão, por multibanco, payshop, CTT, débito direto, ou cheque ou vale postal remetido para o Centro de Atendimento Municipal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt