Câmara de Albufeira vai oferecer refeições nas escolas
Todas as crianças dos ensinos pré-escolar e básico do concelho vão ser abrangidas.
A partir do próximo dia 2 de janeiro, a Câmara de Albufeira vai começar a fornecer refeições escolares completamente gratuitas a todas as crianças que frequentem os estabelecimentos do ensino pré-escolar, jardins de infância e do Ensino Básico do concelho.
A iniciativa pretende ser um "incentivo e apoio à sustentabilidade económica das famílias e abrange cerca de três mil crianças", disse ao CM o presidente da Câmara, José Carlos Rolo, para quem a medida se enquadra "no âmbito da política de ação social escolar do concelho". No entender o autarca, "o acesso ao ensino deve ser totalmente gratuito para todos".
O presidente da Câmara de Albufeira, que é o autor da proposta, sublinha ainda que a iniciativa reflete também "a preocupação da autarquia em "assegurar a prestação de refeições que satisfaçam os requisitos de uma alimentação segura - respeitando todas as normas de higiene e segurança alimentar - equilibrada e adequada às necessidades da população escolar", nomeadamente satisfazendo as carências alimentares básicas definidas pela Organização Mundial de Saúde, o que, explica "contribui, sem dúvida, para a melhoria da capacidade de aprendizagem das nossa crianças".
O presidente da Câmara acrescenta que esta é uma das várias medidas implementadas pelo município, no quadro das suas competências legais, com o objetivo de "melhorar significativamente a qualidade da oferta pública da rede escolar do concelho".
Nesse sentido, serão fornecidas "ementas equilibradas, completas e variadas", elaboradas por uma nutricionista.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt