Câmara surpreendida com mudança da GNR de Faro para Loulé
Rogério Bacalhau diz que apenas falou uma vez como ministro sobre o assunto, num rápido telefonema.
O presidente da Câmara de Faro disse ontem ter sido "apanhado de surpresa" com a transferência do comando territorial da GNR para Loulé. Rogério Bacalhau garantiu que apenas tinha falado com o ministro da Administração Interna sobre o assunto, uma vez, num telefonema.
"O que sei é pela comunicação social. Há uns meses, o senhor ministro [da Administração Interna] telefonou-me - um telefonema muito rápido - a dizer que estavam a pensar fazer isso no Algarve e num outro comando na área metropolitana de Lisboa e ficámos de, posteriormente, falar sobre isso", revelou o autarca.
"Sei é que apenas o comando que vai ser transferido, que o posto continuará cá e o destacamento também. Mas gostava de ter mais informação sobre isso e não tenho", lamentou, rejeitando que a transferência retire protagonismo a Faro.
O comando territorial da GNR no Algarve vai ser instalado num terreno cedido pela Câmara de Loulé, ao abrigo de um protocolo assinado na sexta- -feira. Na cerimónia, na Câmara de Loulé, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, justificou a transferência com o facto de a GNR não ter nenhuma responsabilidade na zona urbana de Faro.
Garantiu ainda que o presidente da Câmara de Faro tinha sido informado da decisão ainda antes do homólogo de Loulé. O novo comando vai ser construído de raiz junto ao local onde ficará o Comando Distrital de Operações de Socorro e a base de helicópteros, zona que a Câmara de Loulé quer converter numa ‘cidadela’ de segurança.
PORMENORES
10 milhões euros
O novo edifício a construir de raiz deverá envolver um investimento aproximado de 10 milhões de euros, partilhado entre o Ministério da Administração Interna e a Câmara de Loulé.
Críticas do PSD
O PSD de Loulé criticou o anúncio da transferência do comando "sem data" para a concretização, referindo que seria preferível investir na melhoria das condições atuais da GNR no concelho.
Proteção Civil
Também o Comando Distrital de Operações de Socorro passou de Faro para Loulé. Este processo está mais adiantado e o respetivo edifício deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2019.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt