Câmara de Faro manda limpar graffiti e publicidade
Foi contratada uma empresa para remover outdoors e efetuar a limpeza de publicidade em fachadas de imóveis.
A Câmara de Faro quer que seja removida a publicidade ilegal colocada nas vias públicas e limpos os graffiti pintados em paredes de imóveis. O presidente da autarquia, Rogério Bacalhau, salienta que o objetivo "é manter a cidade limpa e com bom aspeto ".
Para a remoção de outdoors e a limpeza e lavagem de publicidade em fachadas, a autarquia vai recorrer a uma empresa privada. O contrato foi assinado há pouco dias e tem o prazo de um ano. O investimento é de 12 mil euros (mais IVA).
"Não temos serviços na câmara para efetuar esse trabalho", explica Rogério Bacalhau, adiantando que, no caso dos outdoors, "será necessário proceder à remoção de estruturas". O autarca realça que, no verão, houve "empresas que colocaram outdoors sem autorização" nas vias públicas do concelho.
Outra das situações que a autarquia quer resolver prende-se com a existência de tarjas instaladas nalgumas das mais importantes artérias da cidade. "Sabem quando pôr, mas depois esquecem-se de as tirar", critica Rogério Bacalhau.
A autarquia começou, há cerca de três meses, a remover essas tarjas e já comunicou às associações e instituições visadas, que recorriam a esse método para, nomeadamente, promover eventos e iniciativas, que não permitiria a continuação desse tipo de publicidade.
Em relação aos graffiti, "existe o problema de a maior parte estar em propriedade privada", refere o autarca. Por isso, a câmara tem vindo a notificar os proprietários para que procedam à limpeza.
A autarquia também tem contactado alguns donos de imóveis cujas fachadas foram invadidas por graffiti para que estes deem autorização para que a câmara possa pintar as paredes, evitando, assim, "o aspeto desagradável que existe nalguns locais", diz Rogério Bacalhau.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt