Cinco detidos por corrupção em Coimbra

Funcionário das Finanças recebia para eliminar dívidas.

07 de fevereiro de 2020 às 08:53
PJ do Centro deteve cinco homens, entre os 48 e os 67 anos Foto: Ricardo Almeida
Partilhar

Um funcionário da Autoridade Tributária, um contabilista e três empresários, entre os 48 e os 67 anos, integravam uma rede que resolvia problemas fiscais de empresas, a troco de dinheiro, lesando o Estado em milhares de euros. Após mais de um ano de investigação, os suspeitos foram detidos pela Polícia Judiciária do Centro, tendo começado esta quinta-feira a ser ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra.

O técnico da administração tributária, de 60 anos, exercia funções na Direção de Finanças de Coimbra. Está indiciado por beneficiar empresas com dívidas ao Fisco, recebendo contrapartidas monetárias.

Pub

Com acesso privilegiado à base de dados da Administração Fiscal, o arguido terá feito requerimentos e contestado decisões, recorrendo a documentos falsos, para eliminar dívidas ou conseguir adiar decisões, levando a que os processos prescrevessem.

Os restantes arguidos, de Coimbra e Lisboa, dedicavam-se a angariar contribuintes, sobretudo empresas, do Centro e do estrangeiro, com problemas fiscais. O grupo exigia que as contrapartidas fossem pagas em dinheiro.

Pub

PORMENORES

Buscas a advogados

A PJ do Centro fez 29 buscas em Lisboa, Leiria e Coimbra, duas das quais em escritórios de advogados.

Pub

Cinco crimes

Os arguidos estão indiciados pelos crimes de corrupção passiva e ativa, falsificação de documentos, branqueado, acesso ilegítimo qualificado e fraude fiscal qualificada.

Outro processo

Pub

O funcionário das Finanças está envolvido em mais um processo, em Lisboa, em que são também arguidos outros técnicos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar