Cinco detidos por corrupção em empresas de transporte de mercadorias na Grande Lisboa

De acordo com a PJ, estão em causa pagamentos ilícitos na ordem das dezenas de milhares de euros.

18 de junho de 2025 às 18:53
PJ Foto: Sérgio Lemos
Partilhar

Cinco pessoas foram detidas na terça-feira pela PJ na zona da grande Lisboa por suspeitas dos crimes de corrupção em empresas de transporte de mercadorias e de branqueamento de capitais, anunciou esta quarta-feira aquela polícia.

Em comunicado, a Polícia Judiciária indica que as pessoas estão "fortemente indiciadas da prática dos crimes de corrupção passiva e ativa, no setor privado de transporte de mercadorias, e de branqueamento de capitais".

Pub

De acordo com a PJ, estão em causa pagamentos ilícitos na ordem das dezenas de milhares de euros.

"A investigação apurou que a atividade criminosa decorre, pelo menos, desde 2021, constituindo uma quebra de lealdade e confiança nas relações privadas e grave violação de deveres funcionais, causando uma distorção da concorrência", sublinha a PJ.

Com idades entre os 41 e os 55 anos, os detidos -- portugueses e estrangeiros -- são sócios-gerentes de empresas de transporte de mercadorias, sendo um deles responsável de um grupo empresarial internacional dedicado ao transporte e logística.

Pub

"O 'modus operandi' consistia na adjudicação de serviços de transporte de mercadorias às empresas suspeitas, por parte daquele responsável, condicionada ao pagamento de um valor diário previamente acordado", explica a PJ.

Os pagamentos eram efetuados em numerário, bem como através de transferências para contas bancárias de terceiros.

Ainda foram efetuadas seis buscas domiciliárias e uma não domiciliária, no decurso das quais foram apreendidos elementos probatórios de extrema relevância, quer em suporte físico quer em suporte digital.

Pub

Foram também constituídas arguidas mais duas pessoas singulares e duas pessoas coletivas.

Os detidos vão ser presentes no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Loures, que dirige o inquérito, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar