Cláudio Valente era aluno exemplar em Torres Novas

É suspeito da morte de dois estudantes da Universidade Brown, EUA, e também do homicídio do professor do MIT, Nuno Loureiro.

20 de dezembro de 2025 às 01:30
Cláudio Valente é suspeito de matar Nuno Loureiro e estudantes da Universidade de Brown Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Trinta anos depois de ter saído da Escola Secundária Maria Lamas, em Torres Novas, o antigo aluno Cláudio Valente, que se destacava pelas notas como um aluno exemplar, é tema de conversa pelas piores razões: é suspeito da morte de dois estudantes da Universidade Brown, EUA, e também do homicídio do professor do MIT, Nuno Loureiro. Um antigo professor de Física da escola de Torres Novas recorda o aluno como uma referência, referindo que ficou incrédulo com as notícias. Um aluno inteligente, brilhante, mas também uma pessoa excelente, educada e afável é a forma como é descrito Cláudio Valente, que nasceu no Entroncamento, mas fez os estudos em Torres Novas, antes de partir para Lisboa onde se licenciou em Física, no Instituto Superior Técnico. O professor tinha Cláudio Valente como o “seu melhor aluno” de sempre, disse a mulher deste professor ao CM. A comunidade educativa local está chocada e não consegue encontrar uma explicação para o que moldou a personalidade do físico para o conduzir a estes crimes.

Trabalhou em Portugal no Sapo

Pub

Após deixar a Universidade Brown (EUA), onde não conseguiu terminar a pós-graduação, Cláudio Valente regressou a Portugal e trabalhou em dois períodos diferentes no endereço eletrónico Sapo.pt. Depois acabou por regressar aos Estados Unidos, apurou o CM. Os colegas de trabalho descrevem-no como um génio também na área informática. Recordam que mantinha uma boa relação de trabalho e era introspetivo.

Cientista falou para aluno Cláudio

O cientista Carlos Fiolhais recordou ao CM a participação numa iniciativa em que esteve também presente Cláudio Valente. Carlos Fiolhais deu uma palestra em que estiveram vários alunos, entre os quais Valente. Foi há cerca de 30 anos, antes de o suspeito partir para a Austrália, onde participou nas Jornadas Mundiais de Física. Sobre o perfil profissional de Nuno Loureiro, Carlos Fiolhais considera que o físico era uma mente brilhante.

Pub

Denúncia em ‘post’ no Reddit

Três dias após o tiroteio, as autoridades seguiram uma pista resultante de uma denúncia num ‘post’ do Reddit, onde o autor estranhava a atitude de um condutor de um carro com matrícula da Florida.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar