Cláudio Valente fez várias viagens a Boston antes do ataque à Universidade de Brown e de ter assassinado Nuno Loureiro
Autoridades referem que o atirador português terá alugado veículos diferentes para cada deslocação.
Cláudio Valente fez várias viagens a Boston nos meses que se antecederam ao ataque à Universidade de Brown, que provocou a morte a dois estudantes, e ao assassinato do físico português Nuno Loureiro à porta de casa. Segundo informações avançadas pelo New York Post, Valente dedicou-se durante um longo período de tempo ao planeamento dos ataques, de acordo com fontes policias. A primeira viagem a Boston foi feita entre 12 e 15 de fevereiro deste ano.
Valente deslocou-se também a Boston entre 8 e 25 de abril, tendo ainda estado na capital de Massachusetts entre 26 e 16 de novembro. Fontes policias referem também que o atirador português terá alugado veículos diferentes para cada deslocação.
Numa conferência de imprensa, a procuradora federal de Massachusetts, Leah Foley, esclareceu que a última morada de que havia registo de Cláudio Valente era em Miami, no entanto, no final de novembro, o português terá alugado um quarto de hotel em Boston. A partir do primeiro dia de dezembro e até dia 12 do mesmo mês, o carro alugado por Cláudio Valente - um Nissan Sentra cinzento - terá sido visto regularmente no campus universitário.
Segundo noticiou o CM, o cientista português Nuno Loureiro terá aberto a porta de casa ao amigo, antes de ser assassinado.
Cláudio Valente suicidou-se na quinta-feira quando as autoridades estavam prestes a detê-lo num armazém em Salem, New Hampshire. Junto ao corpo do português foi encontrada uma mochila com duas armas de fogo. A autópsia determinou que o português morreu no mesmo dia que o físico Nuno Loureiro. Os investigadores ainda tentam esclarecer porque é que Valente terá aberto fogo no campus décadas depois de ter abandonado os estudos e, mais tarde, assassinado Loureiro, com quem estudou em Portugal na década de 1990.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt