Clínico temporário para substituir médica ausente em Lagoa
Médica de família pediu transferência para a zona Norte do País por razões familiares.
Um médico temporário vai dar consultas na Extensão de Saúde de Porches, em Lagoa, três vezes por semana, em substituição da médica de família que está de saída da unidade de saúde.
Segundo o CM conseguiu apurar, a recém-especialista em Medicina Geral e Familiar, que foi colocada naquela extensão de saúde em 2017, pediu transferência para a zona Norte do País, por questões pessoais e familiares.
A unidade de saúde, apurou o CM, tem 1565 utentes inscritos, que não têm um médico de família fixo desde junho de 2017, altura em que se reformou o anterior médico de família. "Eu não cheguei a conhecer a nova médica e a minha filha bebé ainda não tem um médico de família definido", lamentou ao CM Tiago Laginha, morador em Porches.
Também o presidente da junta de freguesia, Luís Bentes, revela que a população "está descontente" com a falta de um clínico fixo. "Agora temos um médico temporário, amanhã vem outro, mas nenhum vai conhecer realmente o historial clínico dos pacientes", lamentou o autarca.
O CM questionou a Administração Regional de Saúde (ARS), que confirmou que a médica alocada à Extensão de Saúde de Porches "encontra-se ausente ao serviço", garantindo que a assistência à população "foi assegurada por intersubstituição por um médico do Centro de Saúde de Lagoa, de acordo com as disponibilidades existentes".
A partir desta segunda-feira, foi colocado um médico temporário, às segundas, quartas e sextas-feiras, "para assegurar o normal atendimento à população".
A ARS espera que nos próximos concursos nacionais (de mobilidade e de recrutamento para recém-especialistas de Medicina Geral e Familiar) seja colocado um novo médico nesta Extensão de Saúde.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt