Clonagem de cartões já fez quinze vítimas no Algarve
Recolha de dados pessoais foi feita em agosto e os levantamentos começaram em setembro.
Um esquema de clonagem de cartões multibanco já fez, pelo menos, quinze vítimas, em Lagos. A maioria dos casos terá acontecido em caixas ATM no centro da cidade. A PSP está a investigar.
A burla informática, ao que o CM apurou, terá começado em agosto com a instalação de aparelhos em caixas ATM que copiaram dados das bandas magnéticas dos cartões e ainda de microcâmaras, para gravar os códigos pessoais das vítimas. Os levantamentos de dinheiro, que variaram entre os 100 e os 400 euros, começaram a ser feitos já durante este mês de setembro.
O CM sabe que a PSP já recebeu, pelo menos, quinze queixas de vítimas da burla informática. Uma das pessoas, apurou o CM, foi lesada em 800 euros, depois de terem sido feitos dois levantamentos de 400 euros, em dias consecutivos. O banco detetou os movimentos estranhos e alertou a cliente, cancelando de imediato o cartão. Outra das vítimas foi lesada em 100 euros. Os burlões fizeram mais duas tentativas, mas não conseguiram porque o banco já tinha cancelado o cartão.
A investigação da burla informática está entregue à PSP, que está a fazer diligências para tentar desmantelar o esquema de clonagem.
PORMENORES
Movimentos suspeitos
As burlas começaram a ser detetadas nas últimas semanas, quando os bancos estranharam movimentos suspeitos nas contas dos clientes.
Clientes de vários bancos
As vítimas já identificadas, ao que o CM apurou, são clientes de vários bancos, entre eles BPI, Novo Banco, Millennium BCP e Crédito Agrícola.
Registo de levantamentos
Segundo o CM conseguiu apurar, há registo de levantamentos efetuados em caixas multibanco de Portimão, Lagos e Zambujeira do Mar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt