Comandante da PSP de Lisboa preocupado "com mau estado" de muitas esquadras

Maria Lúcia Amaral esclareceu que a identificação das instalações que necessitam de uma intervenção foi feita pelos responsáveis das forças de segurança.

18 de novembro de 2025 às 16:21
Esquadra Foto: Getty Images/iStockphoto
Partilhar

O comandante da PSP de Lisboa manifestou-se esta terça-feira preocupado "com o mau estado" de muitas instalações policiais, considerando que entrar nas esquadras degradadas "representa simbolicamente um dano na própria imagem e autoridade do Estado".

"Tenho de referir a minha preocupação com o mau estado de conservação de muitas instalações e equipamentos no Cometlis, situação que afeta a motivação e a segurança no trabalho dos polícias", disse Luís Elias na cerimónia que assinalou os 158 anos do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis), o maior do país.

Pub

Como exemplos "particularmente significativos desta degradação", referiu a divisão policial da Penha de França e as esquadras no Largo do Rato e de Queluz, que necessitam de "intervenções urgentes".

"Entrar numa instalação da PSP degradada, representa simbolicamente um dano na própria imagem e autoridade do Estado. Sabemos que esta não é uma situação de agora (da presente legislatura), e também sabemos que muitas vezes, existe orçamento, mas verifica-se a dificuldade de execução dos diferentes projetos previstos no orçamento", disse.

Questionada sobre estas queixas do comandante do Cometlis, a ministra da Administração Interna, que presidiu à cerimónia, afirmou que o ministério é responsável por mais de 1.000 instalações policiais da PSP e GNR.

Pub

"Sabemos perfeitamente que há muito a fazer e muitos deles encontram-se em situações de deficitárias. Existe um planeamento a vários anos quanto à identificação de obras prioritárias e montante disponível", disse.

Maria Lúcia Amaral esclareceu que a identificação das instalações que necessitam de uma intervenção foi feita pelos responsáveis das forças de segurança.

"Não podemos ir a todo o lado ao mesmo tempo, temos um planeamento", disse, indicando que algumas das esquadras identificadas pelo comandante do Cometlis "estão dentro dessas prioridades".

Pub

Luís Elias sugeriu também, ao nível dos recursos humanos, a criação "de mais locais de alojamento" para os polícias em início de carreira que são colocados na região de Lisboa devido "ao elevado valor das rendas e devido ao custo de vida dos municípios da área metropolitana".

O comandante do Cometlis avançou ainda que deve ser feita uma proposta de reestruturação do dispositivo e novas modalidades de atendimento ao público nas esquadras do Comando de Lisboa para "garantir a mais do que necessária racionalização de recursos humanos".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar