Portugal cede empate aos mexicanos nos descontos
Seleção portuguesa esteve duas vezes à frente no marcador, mas deixou escapar a vitória.
O México celebrou efusivamente o empate que conseguiu frente a Portugal em Kazan. Sinal de uma partida em que os portugueses, mesmo sem deslumbrar, foram superiores. Portugal esteve por duas vezes à frente do marcador, mas por duas vezes se deixou empatar. Golos de Quaresma e Cédric não chegaram para os três pontos, porque a defesa ficou pregada ao chão a ver Moreno marcar o empate, num canto cobrado aos 91 minutos.
Resultado amargo para Fernando Santos, que mexeu bem na equipa a meio de jogo. Rússia lidera grupo A com 3 pontos, México e Portugal têm 1 e Nova Zelândia 0.Termina a partida em Kazan.91' - Golo do México. Tudo a dormir na área portuguesa e Héctor Moreno marca de cabeça, num canto. José Fonte e Pepe ficam muito mal na fotografia.90' - Livre perigoso para o México. Cruzamento de Guardado é cortado por William Carvalho em esforço88' - Oportunidade para Gelson. Jogada de entendimento com André Silva, o extremo leonino roda, mas chuta ao lado.87' - Momento de tensão no relvado. Árbitro Néstor Pitana recebeu indicação do vídeo-árbitro, mas desta vez o golo foi validado.86' - Golo de Portugal. Cédric Soares aproveita um bom cruzamento de Gelson que é cortado por Herrera. A bola sobra para o lateral português, que estoira para dentro da baliza mexicana.
85' - Grande oportunidade de André Silva. 82' - Substituição na equipa portuguesa. 80' - 79' - Substituição no México. 78' - 76' - 72' - Livre perigoso para Portugal. 71' - 69' - Miguel Layún cobra livre direto, 68' - Adrien Silva vê o primeiro cartão amarelo no jogo, 65' - Substituição no México. 63' - 56' - Dupla substituição em Portugal. 55' - 53' - 52' - 48' - 45'
Portugal entrou mal na partida, a permitir ao México instalar o seu jogo e manietar toda a iniciativa atacante dos jogadores lusos. Mas os mexicanos falham em criar perigo e tudo muda aos 21 minutos, quando Pepe marca um golo que o vídeo-árbitro anula. O lance espicaçou os portugueses, que melhoraram muito a prestação a partir daí. Quaresma marca aos 35 minutos, após brilhante entendimento com Ronaldo. Chicharrito aproveitou um deslize da defesa para empatar o jogo. Tudo em aberto para a segunda parte.46' - Intervalo em Kazam45' - Jiménez causa calafrio enorme. Jogador do Benfica surge na área em excelente posição par amarcar, mas o remate sai muito por cima.42' - Golo do México. Rapahel falha a interceção e deixa a boal chegar a Vela que serve Chicharrito em plena área. De tanto ameaçar, o mexicano lá marcou de cabeça, num salto entre os defesas portugueses.40' - Quaresma quase a bisar. Ronaldo dá de calcanhar para o 'ciganito' que coloca a bola a centímetros do poste esquerdo de Ochoa. Portugal está por cima na partida.38' - Chicharrito volta a ameaçar. Grande jogada de Vela, a centrar para a cabeça do avançado, que remata fraco e à figura de Rui Patrício.35' - Golo de Portugal!! Quaresma marca após jogada monumental de Ronaldo, que serve o amigo na área. Ronaldo fez gato sapato da defesa mexicana, serviu Quaresma dentro da área e este ainda fez a maldade de sentar Ochoa com uma simulação antes de chutar para a baliza vazia.33' - Perigo na área mexicana. William tenta servir Nani e Salcedo corta de cabeça e quase trai o guardião mexicano29' - Vela cobra o livre direto com um remate em arco, mas a bola sai ao lado da baliza de Patrício.28' - Chicharrito derrubado por André Gomes. livre perigoso para o México
23' - 21' - Golo anulado a Portugal. 20' - 17' - 15' - 9' - 7' - Perigo na área portuguesa. 6' - Livre perigoso para o México. 4' - 0'
A ausência de André Silva e a inclusão de Ricardo Quaresma no seu lugar é grande surpresa da equipa titular que Portugal vai apresentar este domingo frente ao México, na estreia na Taça das Confederações de futebol.
Eis as duas equipas:
Portugal
Rui Patrício;
Cédric, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro;
William Carvalho, João Moutinho e André Gomes;
Quaresma, Ronaldo e Nani.
Suplentes: José Sá, Beto, Bruno Alves, Neto, André Silva, Bernardo Silva, Nélson Semedo, Danilo, Pizzi, Gelson, Eliseu e Adrien.
México
Guillermo Ochoa,
Diego Reyes, Hector Moreno, Carlos Salcedo, Miguel Layún,
Carlos Vela, Hector Herrera, Jonathan dos Santos, Andres Guardado,
Raúl Jiménez e Chicharito.
Suplentes:
Cota, Talavera, Araujo, Marquez, Fabian, Giovani dos Santos, Damn, Peralta, Aquino, L. Reyes, Lozano e Alanis.
O selecionador nacional, Fernando Santos, optou por deixar o novo avançado do AC Milan no banco, desfazendo a dupla que fazia com Cristiano Ronaldo, e apostou no extremo do Besiktas, num jogo em que Portugal se deverá apresentar num 4-3-3.
André Silva vem de um registo de três jogos consecutivos a marcar e leva pela seleção nacional um total de sete golos em oito jogos. Quaresma e Nani, outro regresso no lugar que Gelson ocupou contra a Letónia, deverão atuar nas alas do ataque da formação lusa, enquanto Cristiano Ronaldo aparece no meio.
Como era esperado, Pepe vai regressar ao centro da defesa, para fazer dupla com José Fonte, enquanto Cedric Soares será o lateral direito e Raphael Guerreiro vai atuar na esquerda.
Na baliza vai estar Rui Patrício, o habitual 'dono da redes' de Portugal, que vai somar a sua 60.ª internacionalização pela seleção nacional.
No meio campo, tudo igual em relação ao jogo com a Letónia (3-0), com William Carvalho a fazer o papel de médio mais recuado, atrás de João Moutinho e André Gomes.
Na equipa titular do México, destaque para as presenças de Miguel Layun e Hector Herrera, do FC Porto, e Raul Jiménez, do Benfica.
O Portugal-México está agendado para as 18h00 (16h00 horas de Lisboa) e terá arbitragem do argentino Néstor Pitana.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt