page view

Drone russo invade espaço aéreo da Roménia durante ataque à Ucrânia. Zelensky acusa Rússia de expandir a guerra

Ameaça foi intercetada pela Força Aérea da Roménia. Presidente ucraniano fala em "expansão óbvia da guerra por parte da Rússia" e pede mais sanções.

13 de setembro de 2025 às 18:46

Um drone russo invadiu o espaço aéreo da Roménia durante um ataque à Ucrânia perto da fronteira, de acordo com o Ministério da Defesa do país. O drone foi intercetado pela Força Aérea da Roménia e foram mobilizados dois caças F-16 para a ocorrência. 

As aeronaves monitorizaram a ameaça no espaço aéreo romeno, perto da fronteira com a Ucrânia, de acordo com o adianto em comunicado pelo Ministério da Defesa da Roménia, citado pelo El Mundo.

Depois de detetado, o drone foi "rastreado até desaparecer do radar 20 km a sudoeste da cidade de Chilia Veche", indicaram as forças do país. "O drone não sobrevoou áreas habitadas e não representou um perigo imediato para a população", afirmou o comunicado.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky já veio reagir ao sucedido, afirmando que "drones russos estiveram em território da Ucrânia durante todo o dia" e que "o espaço aéreo bielorruso também foi usado" e que tal "não pode ser coincidência". "Os militares russos sabem exatamente para onde os drones estão a ir", referiu.

Zelensky afirmou ainda que o sucedido marca "uma expansão óbvia da guerra por parte da Rússia". "Sanções contra a Rússia são necessárias", acrescentou numa publicação feita na rede social X.

As forças militares russas invadiram o espaço aéreo da Polónia há três dias, apesar de a Rússia ter alegado não ter intenção de atingir qualquer alvo polaco. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8