Conquilha ainda proibida em Olhão
Embarcações estão impedidas de apanhar bivalve valioso.
A associação de mariscadores OlhãoPesca vai propor uma revisão aos limites de toxinas a partir dos quais é proibida a apanha de bivalves. A decisão surge quando a captura de conquilha – o bivalve mais valioso em mercado – está proibida, na costa sul, desde maio.
A OlhãoPesca diz que respeita as interdições mas "ocorre captura ilegal de conquilha e um mercado paralelo", dinamizado tanto por "indivíduos oportunistas em busca de lucro fácil, bem como por apanhadores desesperados em busca da única fonte de rendimento". Por isso, diz a associação, "encontra-se conquilha à venda nos diversos restaurantes, sem qualquer tipo de controlo".
E, acrescenta, "face ao consumo que se observa, não há notícias de intoxicações diarreicas ou outras".
Recorde-se que, há cerca de 15 dias, também perante a longa interdição imposta pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a Câmara de Vila Real de Santo António realizou análises próprias, que indicavam boa qualidade da água. O IPMA foi contactado mas, segundo o autarca Luís Gomes, "não foi dada qualquer explicação".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt