Militares apreendem 550 quilos de amêijoa-branca e pé-de-burrinho.
Uma operação de fiscalização desencadeada pelo Subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão da UCC da GNR, nos acessos ao porto de pesca de Quarteira, culminou com a apreensão de 600 quilos de bivalves em situação ilegal.
Segundo informação do Comando da GNR, a ação decorreu em dois dias da semana passada. Foram apreendidos 55 0 quilos de amêijoa-branca e pé- -de-burrinho, bem como 50 quilos de berbigão, no valor estimado de 2500 €.
Os bivalves apreendidos foram detetados dentro de duas viaturas ligeiras de mercadorias, cujos condutores, com idades nas casas dos 40 e 60 anos, ambos residentes na região algarvia, foram identificados e alvo de contraordenações. Segundo o CM apurou ontem junto de fonte do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão, não tinham documentos de transporte legais para os bivalves. Um dos homens tinha apenas um documento que indicava um peso muito inferior aos 550 quilos de amêijoa que transportava – um estratagema por vezes usado por pescadores ou vendedores para escaparem ao controle.
Os dois indivíduos incorrem em contraordenações que podem ir dos 500 aos 3740 euros. Desde julho passado, o Subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão apreendeu já 1922 kg de bivalves, dos quais 1047 durante o corrente mês.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.