Costela partida revela 50 anos de terror e submissão forçada ao marido

Mulher de 68 anos denuncia companheiro após agressão brutal que a deixou numa cama de hospital.

28 de julho de 2025 às 01:30
Partilhar

Durante mais de cinco décadas, uma mulher foi espancada, controlada, forçada a relações sexuais e ameaçada de morte pelo marido. Ficou sempre em silêncio até à passada quinta-feira, dia 24 de julho, quando um novo episódio de violência a levou às urgências. Apesar do medo, revelou ao médico que a assistiu que tinha sido agredida pelo marido com murros na cabeça e pontapés nas costas, ao mesmo tempo que era ameaçada de morte. O clínico acionou a PSP de Oeiras e a vítima foi levada para exames no hospital de São Francisco Xavier. Tinha uma costela fraturada e medo de ser assassinada. 

De acordo com a PSP, a mulher, agora com 68 anos, foi espancada em casa, em Oeiras, na manhã de quinta-feira, na casa onde vivia com o homem, de 71, com quem casou aos 18 anos. Quando entrou no hospital, "apresentava sinais evidentes de agressão física, nomeadamente edema na grelha costal e dores respiratórias, sintomas compatíveis com possível fratura de costela, tendo relatado ao médico assistente que fora agredida violentamente pelo marido com murros na cabeça e um pontapé na região lombar". 

Pub

"A vítima foi levada de imediato ao Hospital São Francisco Xavier para realização de exames complementares. Durante as diligências policiais subsequentes, a vítima revelou um historial de mais de cinco décadas de maus-tratos físicos e psicológicos, caracterizado por comportamentos de controlo, humilhação, agressões reiteradas, dependência económica forçada e episódios de coação sexual. A vítima, visivelmente abalada e em estado de pânico, expressou receio pelas repercussões da denúncia, sublinhando que o arguido é detentor de uma arma de fogo, a qual transportava diariamente numa mochila", acrescenta a PSP.

O arguido, de 71 anos, negou as acusações, mas acabou detido por violência doméstica. Tinha, de facto, um revólver e dois bastões, que foram apreendidos. Será agora presente a tribunal para aplicação de medidas de coação.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar