Criança raptada volta para a mãe
Ellie, de 9 anos, viveu nos últimos 7 meses na Ilha da Madeira com o pai, acusado de sequestro da própria filha. Vai voltar a viver com a mãe em breve.
Ellie, a menina de 9 anos que esteve em parte incerta durante mais de sete meses até ao início de 2013, após ter sido sequestrada pelo pai, vai esta segunda feira ser entregue à custódia da mãe, Candice Gannon, agora a viver na Irlanda com o novo companheiro, da mesma nacionalidade, e mais três filhos.
A criança esteve, nos últimos sete meses, a viver com o pai, na Ilha da Madeira, por decisão do Tribunal de Família e Menores de Faro, apesar de estar a aguardar julgamento por sequestro da própria filha. A irlandesa decidiu mudar-se para o país de origem, alegando uma gravidez de risco. Candice estava grávida de gémeos, entretanto nascidos, fruto do novo relacionamento.
Em setembro de 2012, o pai, depois de passar férias com a filha, não cumpriu a decisão do tribunal para entregar a menina à mãe, sua ex-companheira. Só em fevereiro do ano seguinte a menina acabou por ser entregue às autoridades, pela avó paterna, já depois de Filipe Silva ser detido pela Polícia Judiciária, depois de uma investigação complexa.
Agora, o tribunal deu poderes à polícia para levar, esta segunda-feira, Ellie até ao Aeroporto do Funchal, onde a menina vai ser entregue à guarda da mãe.
Paralelamente, a defesa de Candice Gannon enviou recentemente um requerimento ao Conselho Superior de Magistratura contestando o atraso no início do julgamento do pai de Ellie, Filipe Silva, arguido por sequestro. Segundo o advogado dos Gannon, o prazo de instrução já foi ultrapassado há muito.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt