Cuidadora recebe 509 euros por mês e deixa tio a morrer à fome em Setúbal
Mulher de 34 anos e companheiro detidos pela PJ de Setúbal. Vítima encontrada com hematomas, subnutrida e desidratada.
A denúncia de uma assistente social e a rápida intervenção da Polícia Judiciária permitiram salvar um homem de 72 anos, encontrado numa divisão sem luz, com hematomas por todo o corpo, subnutrido e desidratado. Há meses que era vítima de maus-tratos às mãos da sobrinha e do companheiro, de 34 e 35 anos, agora detidos pela PJ de Setúbal por um crime de violência doméstica. A mulher estava registada como cuidadora do tio e recebia 509 euros por mês por isso; e conseguiu uma procuração que lhe permitia gerira as contas bancárias do tio.
Segundo o CM apurou, o homem era mantido numa espécie de cativeiro, numa casa no centro de Setúbal, trancado numa sala, onde dormia e fazia as necessidades. Foi ali encontrado por uma assistente social que ao aperceber-se da situação alertou as autoridades. Após uma visita à família, no final do dia 12 de setembro, a assistente dirigiu-se ao piquete da PJ e relatou a situação. Minutos depois, elementos da PJ deslocaram-se ao local e resgataram a vítima. O homem foi levado para o hospital, onde ficou internado. Na habitação foi encontrada alguma droga e um revólver, pertença dos detidos.
O casal detido não tem qualquer ocupação laboral, vivendo nos últimos meses à custa do tio e do dinheiro recebido da Segurança Social. Ambos têm antecedentes criminais por furtos e ofensas à integridade física. Estavam esta quinta-feira a ser presentes a tribunal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt